“Coucou, tu as pris le pain?”

Esse título em francês aí em cima, que quer dizer “Ei, você já comprou pão?” é o tema da campanha que os franceses estão realizando para estimular a retomada do crescimento do consumo deste alimento, que é um capítulo à parte na culinária e por decorrência da cultura francesa.

Acontece que, por incrível que pareça, esse consumo vem caindo naquele país ao contrário do que acontece no Brasil. Segundo os especialistas, a mudança de hábitos alimentares na França se deve às mudanças do ritmo de vida do francês que acaba reduzindo a ida às padarias e mudando hábitos alimentares.

Benefícios do pão

A campanha francesa destaca o quanto, de fato, o pão é saudável e útil para evitar aumento de peso: rico em proteína vegetal e fibras e pobre em gordura. Os glicídios, ou carboidratos, lembra a campanha, são uma poderosa fonte de energia. No Brasil um dos setores que mais cresce é o de padarias, graças justamente ao pão que chamamos de frances. Nas capitais, cresce a febre de pães artesanais produzidos pelas padarias gourmets. O índice de crescimento das empresas de panificação e confeitarias no Brasil foi de 11,6% em 2012. Esse índice de dois dígitos tende a se elevar.